Tekken 5
Análise UOL JOGOS (PS2)
Gameplay (PS2)
Tekken 5 é o sexto jogo da popular série de videogames Tekken para PlayStation 2. Tekken 5, assim como Tekken 3, teve uma atualização para outra plataforma. O jogo Tekken 5: Dark Resurrection, lançado em 2006 para o PSP, traz melhorias em relação ao jogo original e ainda adiciona três personagens: Lili Rochefort, Sergei Dragunov e a volta de Armor King. Ao contrário de Tekken 5, Jinpachi Mishima pode ser controlado sem a necessidade de um aparelho que insira códigos. A sua continuação, Tekken 6, foi anunciada para a plataforma PlayStation 3.
Jogabilidade
Tekken 5 deixa os
erros de Tekken 4 para trás. O jogo apresenta um sistema de combate mais rápido
e fluido, gráficos melhorados e traz antigos personagens de volta, além de
promover o lançamento de novos personagens. O jogo também conta com a volta das
arenas de combate infinitas, marca registrada da série. Além disso, é um jogo
para colecionadores e fãs da série, pois traz como bônus as versões de arcade
de Tekken, Tekken 2, Tekken 3 e Star Blade. O conceito de jogar o oponente
contra a parede (que começou em Tekken 4) é, desta vez, mais eficaz. É mais
fácil jogar o oponente contra a parede, mas também é mais fácil de se defender.
Pela primeira vez, Tekken 5 permite que o jogador personalize seus lutadores,
podendo mudar as cores de cada elemento de sua roupa e comprar equipamentos
para melhorar a aparência de acordo com o gosto do jogador. Para isso, usa-se o
dinheiro ganho em cada luta, embora alguns personagens não sejam
personalizáveis (Como Mokujin, Eddy Gordo, que está no mesmo caracter de
Christie Monteiro e o Modo Random/Shuffle, que permite escolher o personagem
aleatoriamente). Os modos onde se ganham dinheiro são: Story, Survival e Arcade
Battle. Tekken 5 também inclui um mini-game (como o Tekken Force de Tekken 3 e
Tekken 4) chamado Devil Within, um jogo paralelo à história de Tekken onde o
jogador controla Jin Kazama (que pode ser incorporado em Devil Jin) procurando
detalhes de seu passado. O cenário do mini-game é baseado dentro da G
Corporation e em ruínas, lutando contra vários modelos do andróide Jack
(inclusive o Jack-4 que nunca entrou num torneio), além de outros inimigos
(incluindo True Ogre, de Tekken 3 e até alguns clones de Heihachi). Além disso,
Devil Within também é um meio de ganhar dinheiro, e abrir (Caso não tenha já
ativado) o Devil Jin, depois de jogá-lo 1 vez.
História
A final do King of Iron Fist Tournament 4 estava chegando. Jin Kazama lutaria com Kazuya para decidir
quem ia lutar com Heihachi Mishima na final do torneio. Porém Heihachi Mishima
o sequestra e o acorrenta em seu dojo, na luta Kazuya interessado no Devil Gene
de Jin pergunta seu paradeiro, Heihachi disse que Jin estava aprisionado e
depois de sua luta ele o levaria até o dojo ao encontro do Jin. Kazuya vence a
luta e sem perder tempo exige o combinado. Ao chegar no dojo Jin se desperta de
um pesadelo com seu pai, tendo o visto em pessoa resolve enfrenta-lo, apos
vencer Kazuya Jin enfrenta Heihachi que queria seu Devil Gene para si, Jin o
enfrenta e no golpe final Jin manisfesta sua raiva se transformando em Devil
Jin, antes de matar Heihachi, Devil Jin vê a imagem de sua mãe Jun Kazama na
imagem de buda, Devil Jin cessa o golpe e sai do dojo voando, sem dar a mínima
para o prêmio.
Meros momentos
depois da partida de Jin, helicópteros começam a aproximar-se do dojo. O som
acorda Heihachi e Kazuya, e, momentos mais tarde, um esquadrão de Jack-4 invade
Hon-Maru, já em algumas ruínas. Heihachi e Kazuya se unem para lutar contra os
Jack-4, vencendo os andróides juntos. Mas Heihachi começa a perder sua força.
Kazuya tira proveito disto, e joga seu pai para cima dos Jack-4, que se
amontoam sobre ele enquanto Kazuya foge. Segundos mais tarde, um Jack-4 ativa
uma bomba e destrói o dojo. A única testemunha da explosão é um misterioso
agente, conhecido como Raven, que declara Heihachi morto para seus superiores.
Raven é atacado por um Jack-4, que rapidamente é fatiado ao meio. No dia
seguinte, a morte de Heihachi é anunciada em todo o mundo, e todos começam a
prever o fim da Mishima Zaibatsu. Mas Heihachi ainda está vivo. Ele acordou no
fim do torneio e, quase derrotado por Raven, Heihachi diz que na explosão ele
apenas foi jogado em uma rocha.
No entanto, não
foi Heihachi que tomou o controle da empresa, foi outra pessoa e o jogo
continua como sempre. Dois meses depois, o King of Iron Fist Tournament 5 foi
anunciado. Entretanto, Jin Kazama e seu Devil Gene estão furiosos, ele decide
procurar por uma das responsáveis pela mudança de entrar no torneio. Kazuya
também entra para saber exatamente quem na G Corporation enviou o Jack-4. Com o
progresso de Jin e Kazuya no torneio, o misterioso organizador é finalmente
revelado: Jinpachi Mishima, pai de Heihachi e que tem estado desaparecido nos
últimos trinta anos. Jinpachi é o fundador da Mishima Zaibatsu e foi um
respeitado mestre das artes marciais até que seu ganancioso filho, Heihachi,
tomou a companhia e o prendeu sob Hon-Maru onde Jinpachi morreu de fome até que
o Diabo assumiu sua mente (assim como um Devil Gene).
Seus poderes se
ampliaram graças a uma pequena quantidade de sangue de Devil Jin que caiu sobre
ele. A partir de agora, o Devil Gene está lentamente consumindo-o, e Jinpachi
anunciou o torneio na esperança de alguém matá-lo e pôr um fim ao seu reinado
de terror, antes de sequer começar. Kazuya entra no torneio, vence os
competidores incluindo seu pai Heihachi e descobre o patrocinador do torneio,
seu avô Jinpachi, apesar de Kazuya ter boas lembranças, Kazuya duela com seu avô
e perde. Já Jin derrota vários competidores em sua forma Devil e, no final,
volta a sua forma normal novamente. Ao fim, Jin consegue derrotar Jinpachi,
tornando-se o novo dono da Mishima Zaibatsu. Apesar de aparentemente Jin ter
vencido o torneio(já que se tornou o novo presidente da Zaibatsu, saindo-se
melhor que os demais competidores), outros se destacaram durante a competição e
em meio á toda confusão, o torneio chega ao fim sem que se declare um campeão.
Mudanças de cenário
Diferentemente do
Tekken 4, o Tekken 5 se caracteriza por ter níveis mais planos. Embora isso
tenha sido tirado na quinta edição em relação a anterior, fez com que a
jogabilidade fosse similar, com exceções da parede.Ao contrário de ficar
identico aos cenários de Tekken 5, Tekken 5: Dark Resurrection muda os cenários
de forma com que eles tenham uma diferença visivel aos jogadores (fãs), como no
burning temple, ou meika hon-maru, ao inves de estar incendiado, apenas aparece
o templo todo arregaçado, sem estar em chamas, assim como Jin Kazama, ao invés
de luvas brancas, vermelhas e pretas, pretas e vermelhas como em Tekken 3.
Recepção crítica
Tekken 5 (junto
com Tekken 5: Dark Resurrection) são considerados por muitos críticos um bom
jogo. Entre essas respostas positivas, estão a GameSpot e a IGN, que deram ao
Tekken 5 nota 9,2/10 e 9,3/10, respectivamente. O único ponto aonde o Tekken 5
não ganhou dos demais jogos, foi na jogabilidade, que ficou abaixo, apenas, de
Virtua Fighter 4: Evolution mesmo com uma variedade de funções que inclui a dificuldade
da inteligência artificial. Os gráficos do Tekken 5 são ditos, às vezes, como
os melhores do PlayStation 2. Os elogios dos críticos fizeram com que o sucesso
comercial crescesse. Até agosto de 2006, Tekken 5 vendeu em todo o mundo 1,4
milhão de cópias (lembrando que o jogo foi liberado ao mundo apenas em
fevereiro de 2005).
Tekken 5: Dark Resurrection
Já disponível nos
Arcades, nos PSPs e para download no PS3, Tekken 5: Dark Resurrection é
considerado como o Tekken 5.2 (um melhoramento do Tekken 5). Foi anunciado
oficialmente em 2005 na feira JAMMA AM, mas a notícia escapou e deixou os fãs
sabendo de antemão. Ao contrário do Tekken 5.1, que tentou melhorar o
equilíbrio do Tekken 5, Tekken 5: Dark Resurrection adiciona um monte de coisas
novas. O dia 6 de dezembro de 2006 foi o dia em que a Namco Bandai anunciou que
Tekken 5: Dark Resurrection estaria disponível para download no PlayStation 3.
BY K3V1N C0Rp..,
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