Need for Speed: ProStreet
Análise UOL JOGOS (PS2)
Gameplay (PS2)
Need for Speed:
Pro Street (NFS:PS) é o décimo primeiro título da série popular de jogos de
corrida da Eletronic Arts.
Foi anunciado dia
31 de maio de 2007. As corridas ainda continuam. só que desta vez, ao invés de
fugir da lei (a polícia ficou de fora em "Pro Street"), o foco está
muito mais direcionado à performance, com corridas e eventos em locais
adequados e totalmente legalizadas. Por isso, a experiência está mais realista
e interessante que em "Underground" e "Most Wanted", por
exemplo. As provas acontecem em eventos em locais icônicos ao redor do globo.
O jogo
O Need For Speed:
Pro Street contraria os últimos jogos da série. Desta vez o jogo não é sobre
corridas ilegais como os últimos jogos da série (Hot Pursuit
2,Underground,Underground 2, Most Wanted e Carbon). Este jogo é sobre
campeonatos legalizados e organizados por "patrocinadores" ao redor
do mundo, com isso as corridas serão disputadas em circuitos fechados. Até o
momento sabe-se que o jogo terá corridas na América do Norte, Europa e Japão,
onde todas as pistas serão locais, reais e com dias ensolarados,as corridas
acontecem á luz do dia,nada de noites ou chuvas.
Uma das inovações
do NFS ProStreet sem dúvida é o dano aos carros, que vem com força total neste
jogo. O dano desta vez não é apenas aparente como nos jogos passados. Desta vez
o dano terá 3 níveis distintos, o primeiro nível é o light damage, um damage
"leve" onde o carro sofrerá apenas arranhões, mas nada que prejudique
a pilotagem ou a corrida, o nível 2 é o heavy damage já irá prejudicar a
performance do carro podendo ser vital na hora de vencer uma corrida, o
terceiro dano é o totaled, uma sentença de morte para a corrida, se o usuário
tiver um damage neste nível a corrida já era, a única coisa que poderá fazer é
terminar a corrida isso se conseguir. Não existe a opção de reiniciar o jogo, bateu,
só arrumando o carro para poder usá-lo novamente, o que não será muito barato.
Dentre os danos
aos carros há arranhões, perda de peças e também quebra dos pára-brisas e
vidros dos carros. Os danos sofridos levarão em conta o tipo de material da parte
danificada (vidro, plástico, metal, carbono).
Mas o dano aos
carros não é só a única novidade do Pro Street, outra grande diferença do jogo
é a fumaça (SMOKE). O que em jogos passado era apenas apelo visual para ficar
bem na foto, agora prestar atenção na fumaça pode garantir uma vitória,
dependendo da fumaça dos pneus o usuário poderá saber sobre o desgaste dos
mesmos. Se de repente começar a sair fumaça do radiador, algo deve estar
errado.
Uma outra
novidade é a física (physics), do jogo que vem para quebrar a idéia de que NFS
é muito fácil e muito arcade. O jogo vem bem mais real que todos da série a sua
jogabilidade vem para ser extremamente real, uma jogabilidade de simulador,
onde os jogadores terão que realmente pilotar para poder vencer. Pensando
também nos jogadores não tão fãs de jogabilidades reais foi introduzida no jogo
uma espécie de "ajudante" onde ativando o usuário poderá pilotar mais
facilmente. Este ajudante é basicamente controle de tração, freios ABS e
desligando o usuário poderá notar a grande diferença em pilotar com ou sem
"ajuda".
Inovando ainda
mais os jogos da série, o NFS Pro Street continuará com tuning onde como nos
últimos jogos da série o usuário poderá montar o carro a seu gosto. O
Autosculpt introduzido no Carbon continuará, mas desta vez prometendo ser muito
melhor onde os jogadores poderão mexer em praticamente e ajustar todas as peças
do carro. A inovação não é só o Autosculpt mais real, as mudanças na
"carenagem" do carro desta vez fará diferença nos carros em sua performance
como, por exemplo, na aerodinâmica, então um ajuste bem feito fará que seu
carro vá além do carro do seu oponente. Para ajudar neste ajuste o jogo traz de
volta o Dyno (dinamômetro NFSU2) e vem com uma novidade, o túnel de vento onde
o jogador poderá fazer testes na aerodinâmica do carro tendo como base um
gráfico que será mostrado.
As peças de
instalação dos carros vem de 2 formas distintas para que o jogador escolha a
melhor forma de melhorar seu carro. As peças poderão ser instaladas nos carros
individualmente, ou senão por pacotes. Instalando peças individuais os
jogadores poderão tirar o máximo de cada carro fazendo o melhor ajuste possível
de peças e regulagens.
As partes visuais
dos carros também sofreram pequenas alterações, com por exemplos os decals,
agora você só poderá usar um decal da GReddy se você tiver alguma peça da
GReddy instalada, e cada marca irá funcionar no jogo exatamente como na vida
real, ou seja, um turbo da GReddy é diferente de um turbo da HKS. Diferente
também é a carenagem, pois você não terá a opção de instalar separadamente os
"pára-choques" o NFS Pro Street vem somente com body kits para você
escolher.
Modos
Os modos de jogo terão exclusivos,tendo 8 modos: Drift,
Drag, Speed Challenge, Grip , Wheelie,Sector Shootout,Time Attack e Top Speed
Run.
Drift: Como nos
jogos anteriores que tem esse modo,quem tiver o maior bônus de derrapagens até
o final ganha.
Drag: Como
antigamente,você tem transmissão manual obrigatoriamente,tendo cuidado para não
bater o carro,mas alterou uma coisa,você tem 3 rounds de arrancada.Quem tiver o
menor tempo até o final do último round ganha
Wheelie
Competition:modo de competição similar ao drag, mas o objetivo é empinar o
carro, pelo maior tempo possível, mantendo empinado através das trocas de
marchas perfeitas; os melhores carros para essa modalidade são os carros de
tração traseira, especialmete os muscle cars.
Speed Challenge:
É o mesmo Speed Trap do NFS Most Wanted,conhecido como Top Speed Run,ganha quem
tiver a maior soma de velocidade até o final. Mas qualquer erro, poderá ser
fatal, resultando em batidas ou capotamentos. Sempre praticado em estradas,
existe ainda a versão de "Sprint",conhecida como Speed Challenge na
qual vence quem chega primeiro.
Grip: Nada mais
nada menos que o velho Circuit,incluindo outros modos de Grip:
Sector
Shootout:você tem uma quantidade de strikes em cima de seu carro,e passe pelos
checkpoints rápido,para ter uma grande quantidade de strikes.Quem tiver a maior
quantidade de strikes ganha.
Time Attack:Tenha
o menor tempo nas 3 voltas da corrida,quem tiver o menor em uma das voltas é o
vencedor.
Como são 8 modos
de jogo os jogadores irão escolher 4 carros diferentes(pois Sector Shootout e
Time Attack são de Grip,Top Speed Run é de Speed Challenge,e Wheelie
Competitions são de Drag), um para cada modo de jogo, deixando os carros
ajustados e afinados para se ter a melhor performance e garantir a vitória.
Recepção
Need for Speed:
ProStreet recebeu críticas mistas dos críticos. Game Informer e GameSpot citam
a falta de polícia no jogo, o manuseio de carros sendo irrealista e o fato de
que o ProStreet se afasta de suas raízes tradicionais de corridas de rua como
razões para as avaliações, bem como "uma sobrecarga de jogo Publicidade e
uma maior necessidade de hardware (causando vendas pobres na versão do
Windows). " IGN.com mencionou a queixa comum de que todos os carros tinham
desempenho de má qualidade e manipulação terrivelmente pouco realista.
VideoGaiden criticou o jogo em seu especial de Natal de 2007, tendo duramente
criticado seus antecessores nos dois anos anteriores. A principal crítica foi
que o jogo foi tão falta de substância quanto as parcelas anteriores, mas
também faltava os altos valores de produção desses títulos. Estes foram os mais
baixos índices nunca na série, apesar das vendas mais elevadas do próximo jogo,
Undercover. As versões PlayStation 2 e Wii também foram criticadas devido à
falta de conteúdo, gráficos degradados e problemas de taxa de quadros.
Need for Speed:
ProStreet vendeu 2,4 milhões de cópias nos Estados Unidos.
Controvérsia da propaganda
A propaganda do
jogo foi recebida com críticas por apresentar modelos topless em determinados
anúncios. O material promocional do Reino Unido para o jogo apresentado no The
Sun anunciava o jogo com a sua página Three Girls, Becky Rule e Amii Grove
posando topless. A Electronic Arts alega que os anúncios "passaram pelo
processo adequado de aprovação da EA". Como resultado, os anúncios foram
removidos.
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