Black (PS2)
Gameplay (PS2)
Black é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa
desenvolvido pela Criterion Games e publicado pela Electronic Arts. Foi lançado
em 24 de fevereiro de 2006 para o PlayStation 2 e para o Xbox. O jogo é notável
por sua ação fortemente estilizada, assim como sua premiada qualidade de som e
por se concentrar em efeitos destrutivos durante o jogo.
Jogabilidade
Black é um jogo
de tiro em primeira pessoa. Os jogadores só podem carregar duas armas de cada
vez; com isso, é necessário estratégia ao escolher as armas, com as armas tendo
diferentes características. O jogador pode carregar granadas, que podem ser
jogadas sem trocar de arma. Minas terrestres e granadas podem ser detonadas
prematuramente ao atirar nelas. Essa é uma tática particularmente útil, pois os
inimigos fogem de granadas e escapam de sua explosão. É interessante notar que
jogar uma granada ou disparar um míssil em uma pequena construção com janelas vai
destruir completamente o interior e jogar seus ocupantes para fora pelas
janelas, não importando sua posição e a distância da explosão.
O game dispõe de
um total de oito missões, sendo a primeira muito curta e que se apresenta
praticamente como um mero tutorial sobre os comandos - servindo então, de um
breve aquecimento para as sete longas seguintes. Os cenários são variados:
florestas, cemitérios, fábricas e outros espaços transparecem uma excelente
ambientação ao jogo que, com o apoio de um poderoso som e jogabilidade
otimizada, torna Black um ícone dos tiros em primeira pessoa.
Recepção
Segundo algumas
revistas especializadas , os gráficos deste jogo são comparáveis aos da 7ª
geração de consoles. Agregando sites de análise, GameRankings e Metacritic
deram a versão de PlayStation 2, 79,62% e 79/100 respectivamente e a versão de
Xbox: 77,38% e 77/100. Em 2013, IGN colocou Black na 99º posição na lista das
"100 Maiores Shooters".
Black: Second Mission & Bodycount
O jogo termina
com a história deixada em aberto, que é por isso que tem havido muita discussão
de uma sequência, que era para ser intitulado com o nome de Black: Second
Mission. Desenvolvido pela Criterion Games (a mesma de Burnout) e distribuído
pela Electronic Arts. O jogo, no entanto, foi eliminado em desenvolvimento.
Em uma entrevista recente, o co-criador e designer,
Stuart Black revelou que os planos para Black 2 estavam em andamento, mas estão
agora desmanteladas devido a diferenças com a Electronic Arts. Stuart Black e
muitos dos desenvolvedores de Black trabalharam no já lançado Bodycount, um
sucessor espiritual do jogo que desenvolvido pela Codemasters, foi lançado para
o Xbox 360 e PlayStation 3 durante o 3º trimestre de 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário