Tekken 4
Gameplay (PS2)
Tekken 4 é o
quinto jogo da série de luta Tekken nos videogames. É o segundo da série
lançado para o PlayStation 2.
O Jogo
Tekken 4 é
considerado pela maioria como um ponto de referência da série por diversos
motivos:
Pela primeira
vez, o jogo permitiu que o jogador pudesse andar em volta do cenário e
interagir com paredes e outros obstáculos para causar danos extras. Estes
"perigos ambientais" permitem que o jogador realize maiores combos
consecutivos nos oponentes, embora também haja uma manobra evasiva para fazer o
oponente se esquivar e, a partir daí, lutar à seu favor.
O processamento
gráfico foi voltado mais para o ambiente, fazendo com que os personagens
movam-se mais fluidamente do que em Tekken Tag Tournament.
O jogo introduz
um sistema totalmente novo de gráficos, que acrescenta a melhora das luzes do
cenário, uma física mais dinâmica e superfícies mais lisas.
O jogo também dá
um novo relevo a áreas fechadas, havendo alguns cenários onde a luta acontece
em pequenos espaços entre quatro paredes.
Foram incluídos
novos movimentos de evasão para auxiliar as manobras em espaços apertados,
movimentos que podem ser devastadores durante o combate se usados da forma
apropriada.
Novos modos de
jogo: Story (o jogo se passa como história e há diálogos entre personagens
relacionados antes das lutas, além de um final), Team Battle (luta com times de
lutadores), Arena (onde se pode ver todos os filmes de todas as personagens,
após vencidas), além dos já conhecidos Arcade (apenas lutas, sem final), Time
Atack (luta num tempo determinado), Survival (apenas uma barra de energia
contra diversos personagens), Pratice (treino) e o já tradicional minigame,
desta vez, Tekken Force Mode.
O sistema de luta
em si ainda continua a ser efetuado por meio dos quatro botões habituais, cada
um correspondendo a um membro do lutador. Contudo, dentro desta estrutura houve
modificações significativas na forma como cada personagem responde, o que
significa que mesmo jogadores experientes tem que reaprender muitas das suas
habilidades.
História
Há dois anos,
Heihachi Mishima, dono da poderosa corporação Mishima Zaibatsu, falhou em
capturar Ogre. Sem desistir, ordenou que seus investigadores buscassem amostras
de sangue, tecido, pele e qualquer outro fragmento que restasse do monstro para
começar suas experiências genéticas. A meta de Heihachi era criar uma nova
forma de vida tão poderosa quanto Ogre. A pesquisa acabou dando errado e
Heihachi ordenou uma invasão da Tekken Force aos laboratórios da G Corporation,
uma empresa líder em biotecnologia que fazia avanços nos campos de busca
biogenética, a fim de conseguirem algo que pudesse ajudar no sucesso de sua
pesquisa científica. A missão ocorreu normalmente e a Tekken Force obteve
sucesso. Após testes experimentais intensivos, os bioengenheiros chegaram a
conclusão que era preciso um elemento adicional para que o plano de Heihachi funcionasse:
o Devil Gene! Ele era a chave para criar com sucesso um organismo que pudesse
continuar vivo. E Heihachi já sabia quem tinha esse gene: Seu neto, Jin Kazama,
que venceu o Ogre e libertou Heihachi no King of Iron Fist Tournament 3. Assim
que se libertou de Ogre, Heihachi deu um tiro na cabeça de Jin, que sobreviveu
graças ao Devil Gene, nocauteou Heihachi e fugiu. Irritado com a traição do
avô, Jin passou um tempo afastado das lutas e se transformou várias vezes em
Devil Jin durante esse período.
Heihachi
empreendeu uma verdadeira caçada por Jin, sem sucesso. Entretanto, durante essa
busca, Heihachi descobriu uma fotografia que o motivou ainda mais: Era seu
filho, Kazuya Mishima, o qual ele mesmo jogara num vulcão vinte e um anos
antes, matando-o. Sabendo que o filho também possuia o Devil Gene, Heihachi
desviou-se um pouco da sua meta, mandando a Tekken Force outra vez à G
Corporation, agora em busca ao corpo de Kazuya, pois soube que a corporação
havia encontrado seu corpo, extraido e analisado seus dados genéticos. De fato,
Heihachi percebeu que a empresa rival estava a caminho de criar a tal forma de
vida que ele tanto queria, usando esses novos dados, e que as partes
remanescentes do corpo de Kazuya e os dados desta pesquisa estavam guardados em
segurança máxima nos laboratórios da G Corporation em Nebraska e Nepal,
respectivamente. A Tekken Force invadiu o laboratório de pesquisas de segurança
máxima no Nepal, enquanto, ao mesmo tempo, uma unidade separada, liderada por
Heihachi, se infiltrava na base subterrânea de pesquisas em Nebraska, onde os
restos mortais de Kazuya estavam sendo preservados. Porém, observando de seu
helicóptero, Heihachi percebeu que as coisas não estavam indo bem. Informações
das tropas diziam que a primeira linha de força estava sendo rechaçada ainda do
lado de fora da sala de armazenamento onde os restos de Kazuya estariam. De
repente, uma grande silhueta emergiu lentamente da sala. Quando Heihachi pode
ver claramente através de seu monitor, ele percebeu imediatamente que era
Kazuya, ressuscitado na base de pesquisas da G Corporation! Aproveitando que os
planos de Heihachi não estavam seguindo como previsto, Kazuya desapareceu nas
chamas por entre os integrantes armados da Tekken Force no laboratório.
Heihachi estava enfurecido com o repentino sumiço de Kazuya e descontou a sua
raiva nos seus subordinados que haviam relatado a fuga. Dr. Abel, conselheiro
científico da Zaibatsu, disse a Heihachi que seria melhor usar essa fúria em
uma maneira mais rápida possível de encontrar Kazuya. Refletindo melhor,
Heihachi pensou em um novo plano, enquanto um sorriso maléfico aparecia em seu
rosto.
O fato é que os
cientistas da G Corporation haviam recolhido os restos mortais de Kazuya no
vulcão onde fora lançado e conseguiram recriá-lo num tipo de processo de
clonagem. Só não conseguiram descobrir como ele manteve todas as suas memórias
anteriores. Após a sua ressureição, Kazuya ofereceu seu corpo como material de
pesquisa para determinar a verdadeira natureza do demônio que o habita, com o
objetivo de unificar seus dois egos, acreditando que só assim aproveitaria
verdadeiramente os poderes de Devil e finalmente se vingaria de Heihachi e da
Mishima Zaibatsu. Sabendo que Kazuya não resistiria à chance de se vingar e de
tomar o controle da Mishima Zaibatsu, Heihachi anuciou o King of Iron Fist
Tournament 4 e colocou o MFE (Mishima Financial Empire) como prêmio máximo. A
pessoa que derrotasse Heihachi e se tornasse o campeão do torneio iria
controlar a Mishima Zaibatsu. Kazuya, bem ciente de que o torneio era apenas
uma armadilha criada por seu odioso pai, não desperdiçou a chance de
derrotá-lo. O Tekken 4 já havia começado!
Minigame: Tekken Force Mode
Tekken 4 inclui o mini-game Tekken Force Mode. Embora tenha o mesmo nome do minigame de
Tekken 3, é uma versão atualizada do jogo. Ao estilo "acabe com
todos", o jogo é parecido com o mini-game de Tekken 3, também apenas para
um jogador, mas a diferença é que dessa vez a visão do jogador é acima dos ombros
do personagem (como um jogo de tiro em primeira pessoa), lutando contra um
esquadrão da Tekken Force em quatro estágios e, eventualmente, contra
personagens do jogo. O lutador pode ganhar mais poder e energia lutando contra
os inimigos. No minigame, descobre-se que a Tekken Force possui diferentes
níveis na organização, que ficam evidentes quando se trata de inteligência,
força e habilidade.
Crítica
Tekken 4 deixa
pouco a desejar. Tem novos personagens, novo visual, novos modos de jogo e uma
ação de combate cuidadosamente aperfeiçoada ao longo dos últimos sete anos; o
resultado final é um conjunto completo com um aspecto soberbo e ação
correspondente. Mesmo assim, Tekken 4 recebeu uma aprovação de 82% na
GameRankings, bem inferior à do jogo anterior, Tekken Tag Tournament. Os
motivos de tantas criticas eram:
Tinha pouco mais
da metade de personagens que Tekken Tag Tournament tinha.
O Tag System,
modo de luta com duplas usado em Tekken Tag Tournament, foi removido.
Não tinha o
descontraído Tekken Bowling nem nada parecido.
A duração do jogo
era menos que nos outros jogos da série. O Story Mode tinha apenas oito lutas.
Jin Kazama, um
dos personagens mais usados em Tekken Tag Tournament, mudou o seu estilo de
luta (de "Estilo Mishima de Karatê" para apenas Karatê normal). Ele
também se tornou um personagem desbloqueável pela primeira vez, o que irritou
profundamente os fãs do jogo. Afinal, se ele era o protagonista da trama, já
deveria vir como personagem inicial.
O movimento
"Rising Uppercut", um dos golpes mais populares do personagens que
lutam o Estilo Mishima de Karatê, foi mudado, de modo que apenas realizassem um
Counter Hit, sem jogar o personagem para o alto.
Colocar o
direcional para baixo fazia o personagem andar para o lado ao invés de abaixar.
Introduziu um
sistema de esquiva, que faz o jogador continuar andando para o lado.
A ideia de botar
o Heihachi Mishima a usar um Fundoshi durante uma luta deixa o jogador muito
constrangedor.
Adicionou
paredes, que pode ser usadas para tirar danos extras nos combos, tornando a
luta, em termos, desleal.
Tem uma
jogabilidade diferente demais jogos da série.
O minigame Tekken
Force Mode é um jogo em primeira pessoa, mas foi considerado pouco original por
usar a mesma idéia do minigame de Tekken 3.
A luta final
parecia acontecer numa festa rave e não numa arena de luta como nos demais
jogos da série.
Esses eventos
lideraram os debates entre os entusiastas de Tekken Tag Tournament e Tekken 4
nos fóruns mais populares do Jogo. Mesmo não sendo tão famoso quanto Tekken 3,
Tekken 4 chegou a vender até 3 milhões de cópias. Percebendo as críticas, a
Namco traria o jogo de volta às origens em Tekken 5.
Curiosidades
No minigame
Tekken Force Mode, há cinco ninjas, mais difíceis de derrotar do que a maioria,
perto do final do jogo. Eles receberam os nomes dos integrantes da banda de
rock californiana Red Hot Chili Peppers: Anthony (Anthony Kiedis); Flea
(Michael "Flea" Balzary); John (John Frusciante); Chad (Chad Smith) e
Dave (Dave Navarro).
Também no Tekken
Force Mode, há um integrante chamado "Dean Earwicker". Era o nome
original de Steve Fox. A Namco mudou porque a maioria dos fãs de Tekken
desaprovaram o nome.
Miharu Hirano e
Combot são os únicos dois novos personagens para participar do King of Iron
Fist Tournament 4, que não participa de torneios futuros.
Esta é a primeira
e única vez em que o cabelo de Christie é solto.
A ausência de
Anna Williams e Jack é inexplicável para Namco.
Personagens
Personagens que retornam
Bryan Fury (Complete o Modo Story com Yoshimitsu)
Eddy Gordo
(Complete o Modo Story com Christie Monteiro, Somente na versão japonesa)
Heihachi Mishima
Hwoarang
Jin Kazama
(Complete o Modo Story com Kazuya Mishima)
Julia Chang
Kazuya Mishima
King
Kuma (Complete o Modo Story com Xiaoyu)
Lee Chaolan
Lei Wulong
Ling Xiaoyu
Marshall Law
Nina Williams
Panda
Paul Phoenix
Yoshimitsu
Violet (Complete
o Modo Story com Hwoarang)
Personagens novos
Christie Monteiro
Combot
Craig Marduk
Miharu Hirano
(apenas no PlayStation 2, Somente na versão japonesa)
Steve Fox
Estágios
Airport
Arena
Beach
Building
Hon-Maru (apenas no PlayStation 2)
Jungle
Laboratory
Mall
Parking Area
Shinjuku
Statue
Underground
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