Need for Speed: Undercover
Gameplay (PS2)
Need for Speed:
Undercover é um jogo de corrida da franquia Need for Speed, lançado em novembro
de 2008 pela Electronic Arts. De acordo com John Riccitiello, chefe da
Electronic Arts, o desenvolvimento do jogo levou bastante tempo, admitindo mais
uma vez que não ficou totalmente satisfeito com o resultado final de ProStreet.
Ele também disse que devido as muitas vendas de NFS Prostreet, a franquia irá
voltar a suas origens (Ainda não se sabe qual serão as origens, as clássicas,
sem tuning, talvez com a volta das Ferraris ou as novas, com o tuning, e muitos
carros) com novos conteúdos, incluindo corrida de mundo aberto e o novo modo
"batalha de rodovia". Só se sabe que este é o primeiro jogo 4D do
mundo na opção "FourDy Race", onde o jogador entra em uma sala escura
e com os equipamentos necessários se interage diretamente com o jogo,
tornando-o mais real.
O jogo marca
também a volta do speedbreaker e da polícia, inclusive tendo papel crucial no
jogo, exatamente como foi em Need for Speed: Most Wanted. A polícia tem auxílio
de helicópteros e carros durante as perseguições.
O Jogo
Fugir da polícia
é uma das atividades preferidas de muitos jogadores. Apenas a renomada série
Grand Theft Auto pôde satisfazer com louvor esse desejo dos gamers desde o
lançamento de Need for Speed Carbon, o renomado título da Electronic Arts.
Ainda assim, as últimas gerações de games de corrida deixaram a desejar nesse
quesito.
Foi então que
Undercover finalmente fora anunciado e desde então está sendo cobiçado por
milhares de pessoas. O jogo desenvolvido pela EA Black Box será praticamente
uma mistura entre técnicas "Hollywoodianas" de direção e um amplo
mundo aberto. Escapar dos agentes da lei em eventos fantásticos com novas
habilidades, será considerada uma verdadeira adrenalina para o jogador.Neste
jogo, o protagonista será um policial fortemente infiltrado no mundo das
corridas ilegais e no mundo do crime.
O mundo de
Undercover é retratado com base em Tri-City Bay, uma área recheada com rodovias
flutuantes, estradas de terra e cenários industriais. As emocionantes corridas
são geralmente feitas durante o pôr-do-sol, sendo que tudo será coberto por
maravilhosas luzes douradas.
Um dos pontos
fortes do jogo é a diversidade. Experimentando os vários eventos novos, os
gamers terão a oportunidade de pisarem fundo com um Carerra GT, por exemplo, em
ambientes diversificados. Escolas, campos de futebol americano, túneis… Tudo
poderá ser encarado como pista de corrida. De acordo com os desenvolvedores do
game, o carro mais rápido conseguirá circular o mundo em oito minutos cronometrados
constantemente na maior velocidade possível.
Desta vez, a EA
Black Box decidiu revelar mais informações sobre o Heroic Driving Engine, um
sistema que promete modificar boa parte das famosas corridas de Need for Speed.
Com essa tecnologia, os gamers serão capazes de ficar gradativamente mais ágeis
no volante.
As inovações da
HDE serão exibidas, por exemplo, através da remoção da relação tradicional
entre a câmera e a direção do carro controlado. Os gamers terão a possibilidade
de brincar com os freios e visualizar o carro fazendo um giro de 180 graus sem
que a câmera se mexa.
Certas vezes,
manobrar rapidamente o carro em marcha ré será uma das atividades que trará
pontos de experiência, semelhante a um RPG. Caso o jogador tenha pleno sucesso
nesses movimentos arriscados, pontos serão recebidos para que as habilidades de
direção sejam atualizadas.
É claro que o HDE
traria um extremo desequilíbrio à jogabilidade de Undercover caso não houvesse
um contraponto. A polícia (com inteligência artificial vastamente melhorada,
diga-se de passagem) causará o caos nas ruas de Tri-City Bay e aparecerá em
momentos mais oportunos, como ocasiões em que gamers lunáticos joguem outros
pilotos para fora das pistas a 150 quilômetros por hora.
Em outros
eventos, como o Driver Job, os jogadores terão que surrupiar os próprios
veículos policiais e levá-los a locais específicos para a venda dos bólidos.
Manter a maior distância possível, como de praxe, será essencial para despistar
os perseguidores, bem como entrar em túneis e embaixo de pontes para se
esconder dos helicópteros.
Modos de jogo
Circuit (Circuito)
Neste modo, o
jogador enfrenta outros adversários em uma corrida como todas as outras em um
circuito fechado e através de um determinado número de voltas.
Sprint
É também uma
corrida contra os adversários, a única diferença é justamente o fato de não ser
em circuito fechado e sim largando em um determinado ponto da cidade e chegando
em outro.
Highway Battle (Batalha de Rodovia)
O jogador desafia
um oponente para enfrentá-lo em uma via expressa com trânsito pesado e muitas
viaturas policiais.
Cops and Robbers (Polícia e Ladrão)
"Cops and
Robbers" é um modo online apenas para as versões do PS3, Xbox 360 e PC.
Entretanto, para a versão do Wii será no modo offline. Nesse modo o jogador é
um policial que estará tentando deter os foras-da-lei na estrada. Feito
especialmente para multi-jogadores.
Criminal Scramble
Neste modo, o
jogador assume o papel de policial e persegue os bandidos. O mesmo terá ajuda
de outras viaturas e até mesmo de um helicóptero. Este modo estará disponível
na versão para PS2.
Chase Down (Apenas para o Playstation Portable)
É semelhante ao
"Criminal Scramble", e desenvolvido apenas para o PSP.
Cost to State (Custo para o Estado)
O jogador deve
causar o maior número possível de danos para o Estado, derrubando postes,
destruindo casas, árvores, outros carros, etc, e em seguida fugir da polícia.
Outrun
É um modo
semelhante ao do Need for Speed Carbon em que você tem que se distanciar do seu
oponente ou estar na frente dele quando o tempo acabar.
Recepção
Recepção de
Undercover foi misto. Houve queixas sobre a fácil dificuldade do jogo,
repetitividade e manutenção de textura pobre. A revisão da IGN foi tão longe
quanto recomendar os rivais do jogo, como o Midnight Club dos Rockstar Games:
Los Angeles e o próprio Burnout Paradise da EA.
A revisão da IGN
foi crítica da versão PS3 de Undercover dando-lhe um 4/10, chamando-lhe um
"jogo pobre com uma tonelada de problemas" e com "praticamente
nenhuma qualidade redentora". IGN também comentou como a razão para ter um
ambiente aberto mundo foi perdido porque um jogador só poderia iniciar um
evento a partir do mapa. No entanto, o Xbox 360 e as versões para PC receberam
uma pontuação maior em contraste com a versão PS3 na revisão IGN, devido aos
menores problemas graves que ocorreram.
A revisão 1UP.com
chamou o jogo apenas "bastante bem sucedido", mas elogiou a seleção
de jogos de carros e manipulação mais apertada nos veículos. No entanto, o
sistema de "nivelamento" que desbloqueia carros e upgrades foi
criticado por se parecer com "moagem".
Em geral, o
tráfego esparsas, as estradas abertas e a má AI levaram a queixas sobre
dificuldades extremamente baixas, no entanto, um revisor comentou como isso
pode ter sido um estratagema de marketing para atingir um público mais amplo.
A recepção às
cenas de cena de ação ao vivo foi quase universalmente negativa, com muitos
críticos observando que os vídeos foram mal agidos e faltavam propósito. Muitos
até mesmo compararam as cenas de corte a um "Michael Bay ou Roland
Emmerich filme". A falta de conexão
entre o crime que lida com a polícia e o jogo de corridas foi particularmente
criticada pela IGN, que disse: "Você ... execute missões onde você rouba
carros, faz entregas" especiais "e coisas assim de vez em quando, mas
Você nunca vê realmente nenhuma seqüência que mostre como os policiais estão
juntando a evidência ou qualquer coisa desse tipo .. Chase Linh lhe dirá [o
que] você precisa fazer para entrar no interior de um grupo de corrida, a fim
de obter sujeira sobre eles , E depois, depois de uma corrida, ela diz:
"Temos o suficiente, vamos morar". Finalmente, a taxa de quadros no
jogo recebeu pouco elogio, e GameSpot particularmente criticou a versão PS3
para este problema resultando em uma pontuação mais baixa na plataforma Em
comparação com as versões Xbox 360 e PC.
Need for Speed:
Undercover vendeu 1,4 milhão de cópias nos Estados Unidos.
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