3 de maio de 2017

Grand Theft Auto: San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas




Gameplay  PS2



Gameplay  PS4



Grand Theft Auto: San Andreas é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. É o quinto título principal da série Grand Theft Auto e foi lançado em outubro de 2004 para PlayStation 2 e em junho de 2005 para Xbox e Microsoft Windows. O jogo se passa no estado ficcional de San Andreas, com a história seguindo Carl Johnson em sua luta para lidar com guerras de gangues, confrontos com policiais e as relações com sua família e amigos. O mundo aberto permite que os jogadores naveguem livremente pelas áreas rurais e urbanas de San Andreas.

A jogabilidade é mostrada em uma perspectiva de terceira pessoa e o mundo pode ser atravessado a pé ou com veículos. Os jogadores controlam Carl Johnson, com muitas missões envolvendo tiro e direção. O enredo foi baseado em vários eventos reais que ocorreram em Los Angeles, incluindo a rivalidade entre as gangues de rua Bloods, Crips e hispânicas, a epidemia do tráfego de crack, o Escândalo Rampart do Departamento de Polícia de Los Angeles e também os distúrbios de Los Angeles em 1992. A equipe de desenvolvimento realizou grandes pesquisas com o objetivo de reproduzir as diferentes cidades dentro do jogo.

San Andreas foi aclamado pela crítica ao ser lançado, com elogios sendo direcionados particularmente para sua música, jogabilidade, história e projeto de mundo aberto. Entretanto, ele gerou grandes controvérsias devido sua violência e conteúdo sexual, especialmente após o desbloqueio por parte de alguns jogadores do minijogo de sexo "Hot Coffee". O título mesmo assim tornou-se o jogo mais vendido de 2004, com mais de 27,5 milhões de cópias já tendo sido vendidas e permanecendo até hoje como o jogo mais vendido do PlayStation 2. San Andreas foi considerado um dos títulos mais importantes da sexta geração de consoles, entrando em várias listas de melhores jogos da história e vencendo vários prêmios de Jogo do Ano.


Recepção


Antes de seu lançamento, inicialmente apenas para o PlayStation 2, o Grand Theft Auto: San Andreas foi um dos jogos mais antecipados e aguardados de 2004, juntamente com Halo 2. O jogo correspondeu às expectativas, e foi louvado como um dos melhores jogos da história daquele console, com uma média de crítica de 95%, de acordo com o site Metacritic, empatando assim como o quinto jogo mais bem avaliado na históra do PlayStation 2. O site IGN deu para o jogo uma nota de 9,9 de 10 (a maior nota já dada a um jogo de PlayStation 2 pelo site), e o chamou de "uma peça de software definitiva" para o PlayStation. O site GameSpot deu ao jogo 9,6 de 10, dando-lhe um prêmio pela Escolha do Editor. O jogo também recebeu uma classificação 'A' da rede 1UP.com e uma avaliação de 10 em 10 da Revista Oficial do PlayStation. Alguns dos elogios feitos ao jogo estavam relacionados à abertura e ao tamanho colossal do estado de San Andreas, à trama envolvente e às atuações dos dubladores. Já a maior parte das críticas negativas feitas ao jogo abordavam falhas gráficas, modelos de personagens pobres e texturas em baixa resolução, bem como diversas questões envolvendo o controle do personagem, especialmente envolvendo a auto-mira. Alguns críticos comentaram que embora muito conteúdo novo tenha sido acrescentado ao jogo, pouco teria sido efetivamente refinado ou bem-implementado.


Lançamento


Após o sucesso de Grand Theft Auto: Vice City, os consumidores aguardavam um novo lançamento da série Grand Theft Auto no final de 2003. A primeira evidência concreta do novo jogo veio em 29 de outubro daquele ano, quando a Take-Two Interactive anunciou que um jogo GTA ainda sem título estava planejado para ser lançado na "metade final do quarto trimestre fiscal de 2004". Embora não existissem mais informações na época que apontassem para a trama ou onde o novo jogo se passaria, já existiam rumores de que ele se passaria no estado de San Andreas, na Califórnia, ou em Las Venturas, uma cidade similar a Las Vegas, em Nevada. Em 1 de março de 2004 a Take-Two anunciou numa conferência de imprensa que Grand Theft Auto: San Andreas seria lançado em 19 de outubro daquele ano, na América do Norte, 22 de outubro na Europa e 29 de outubro na Austrália. As primeiras notícias do conteúdo do jogo foram reveladas em 11 de março, quando foi divulgado que San Andreas não mais seria uma cidade, e sim um estado, que consistiria por sua vez de três cidades e todo o território em torno delas.Em 9 de setembro daquele ano, no relatório financeiro do terceiro trimestre da Take-Two para 2004, foi anunciado que a data de lançamento seria adiada por uma semana. No mesmo comunicado, a empresa anunciou as versões do jogo para Microsoft Windows e Xbox.


San Andreas foi lançado para o PlayStation 2 em 29 de outubro, na Europa e Austrália, e no Japão em 25 de janeiro de 2005. As versões para Windows e Xbox foram lançadas em 7 de junho de 2005, na América do Norte, e 10 de junho, na Europa e Austrália. Em 20 de outubro de 2008 o jogo passou a ser disponível para download no Xbox Live Marketplace, como um Xbox Original.[8]Uma versão para Macintosh, feita junta com a empresa Cider, foi lançada em 12 de novembro de 2010. GTA San Andreas ganhou foi remasterizado para as plataformas Android, Xbox 360, PlayStation 3 e PlayStation 4


Vendas


Em 3 de março de 2005 o jogo já tinha vendido mais de 12 milhões de exemplares, só para o PlayStation 2. Em 25 de setembro de 2007 se tornou o jogo eletrônico mais vendido dos Estados Unidos com 8,6 milhões de cópias vendidas, à frente de seus antecessores GTA: Vice City e GTA III. Em 26 de setembro do mesmo ano o jogo já havia vendido 20 milhões de exemplares, de acordo com a própria Take-Two Interactive, e em 26 de março de 2008 ultrapassou o número de 21,5 milhões de exemplares, de acordo com a mesma Take-Two Interactive.

Controvérsias


Hot Coffee


Hot Coffee ("café quente", em inglês) foi o nome de uma modificação para a versão de computador que causou muita polêmica. Nele, em vez de CJ entrar na casa da sua namorada e ouvir os tradicionais gritos, sussurros e a imagem ficar balançando, ocorre um mini-jogo que simula uma relação sexual. No mini-jogo o jogador deve pressionar certas teclas seguindo um ritmo, para aumentar a barra de "satisfação" que surge. Apesar de ser uma modificação, o código para o mini-game estava presente no jogo, apenas não tendo sido habilitado. A ESRB foi notificada, e o jogo mudou de classificação, de Mature (+17) para Adults Only (+18). Foi descoberto então que as versões da Playstation 2 e do XBox também tinham o mini-game escondido, porém, era muito mais difícil de habilitá-lo, sendo necessário o uso de um programa chamado Action Replay. Mesmo assim, elas também tiveram suas classificações modificadas.



Além do jogo ser recolhido definitivamente das prateleiras de muitas lojas, como a rede Wal-Mart que não comercializa jogos Adults Only, a publicadora do jogo, Take-Two, sofre processos em vários países que julgaram-se ofendidos por ter este mini-game no jogo, e, segundo eles, terem traumatizado seus filhos adolescentes com suas cenas de sexo.

A Take Two respondeu dizendo que o conteúdo polêmico não aparece na versão oficial, e que é preciso fazer o download da modificação na internet, somando ao fato de que adolescentes não poderiam comprar o jogo por conta da faixa etária. Em uma atualização, cortaram o código do jogo, impossibilitando que a modificação tenha efeito.

O mini-jogo não esta mais presente no GTA, apesar que é possível ver o coração localizado no mapa, o que indica onde é a casa da sua namorada. Quando você vai a casa dela, aparece um lembrete na tela dizendo que ela não está em casa, e pedindo para você voltar mais tarde. Sempre que você voltar, ela nunca vai estar, pois o mini-jogo foi retirado do game.






BY K3V1N C0Rp..,

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