3 de maio de 2017

Grand Theft Auto III (PS2)

Grand Theft Auto III

Gameplay (PS2)



Gameplay (PS4)



Grand Theft Auto III é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa de mundo aberto desenvolvido pela DMA Design e publicado pela Rockstar Games. Foi lançado em 22 de outubro de 2001 para o PlayStation 2, em 20 de maio de 2002 para o Microsoft Windows, e em 31 de outubro de 2003 para o Xbox. Uma versão remasterizada foi lançada nas plataformas móveis em 2011, em virtude ao aniversário de dez anos do jogo. É o quinto jogo da série Grand Theft Auto, e o primeiro título principal desde Grand Theft Auto 2 de 1999. Ambientado na cidade fictícia de Liberty City, baseada em Nova Iorque, o jogador controla Claude que, após ter sido deixado para morrer, fica enredado no mundo de gangues, crime e corrupção.

O jogo é visto em uma perspectiva de terceira pessoa e a navegação pelo mundo é feita à pé ou em um veículo. O mundo aberto permite que os jogadores explorem Liberty City, que consiste de três ilhas principais. O desenvolvimento foi feito entre a DMA Design – sediada em Edimburgo – e a Rockstar Games – localizada em Nova Iorque. Muito do trabalho desenvolvido consistia em colocar os elementos primários da série em um mundo tridimensional. O jogo foi adiado em virtude aos ataques de 11 de Setembro, de maneira que permitisse aos desenvolvedores mudassem referências na jogabilidade que seriam inapropriadas.


Desde seu lançamento, o jogo recebeu aclamação crítica, com elogios particularmente direcionados ao seu conceito e jogabilidade. Todavia, o jogo também gerou controvérsias, relacionadas à sua violência e conteúdo sexual. Grand Theft Auto III se tornou o jogo eletrônico mais vendido de 2001, vendendo mais de dezessete milhões de cópias. Considerado como um dos títulos mais importantes da sexta geração de consoles, e por muitos críticos como um dos melhores jogos de todos os tempos, recebeu vários prêmios de fim de ano, incluindo o prêmio de Jogo do Ano de diversas publicações especializadas. Desde seu lançamento, o jogo foi adaptado para várias plataformas diferentes. Seu sucessor, Grand Theft Auto: Vice City, foi lançado em outubro de 2002.



Jogabilidade


Grand Theft Auto III é um jogo de ação-aventura jogado na perspectiva de terceira pessoa. Jogadores devem completar missões — cenários lineares com objetivos — para progredir na história. É possível ter várias missões disponíveis de uma vez, enquanto que algumas missões exigem que o jogador espere por futuras instruções ou eventos. Além das missões, jogadores podem explorar o mundo aberto do jogo, e ter a possibilidade de completar missões secundárias. Liberty City é composta de três ilhas: Portland Island, Staunton Island e Shoreside Vile; as ilhas são desbloqueadas conforme o jogador avança na história.

O jogador pode correr, pular, ou usar veículos para navegar no mundo de jogo. Durante os combates, a mira automática pode ser utilizada como um auxílio contra os inimigos. Visto que os jogadores tomam danos, a barra de saúde pode ser completamente regenerada pelo uso de itens que recuperam a saúde. Um colete a prova de balas pode ser utilizado para conter os danos de tiros e explosões, mas deteriora-se com o uso. Quando a barra de saúde chega ao fim, o jogo encerra, e o jogador reaparece no hospital mais próximo, ao custo de perder todas suas armas, colete, e uma certa quantia de dinheiro.


Se o jogador comete algum crime durante o jogo, a polícia e as forças da lei podem aparecer tal como indicado pelo nível de "procurado" que é exibido no head-up display (HUD). No medidor, as estrelas exibidas indicam o nível de procurado atual (por exemplo, no nível limite de seis estrelas, esforços dos oficiais para incapacitar o jogador se tornarão mais agressivos). Os oficiais irão indagar o jogador que está sendo procurado no local. O nível de procurado entra em um modo de cooldown e ocasionalmente decai quando o mesmo está escondido dos oficiais.


O jogo permite que o jogador controle o criminoso mudo Claude. Durante a história, Claude conhece vários novos personagens de gangues. Conforme os jogadores forem completando as missões para as diferentes gangues, membros aliados da gangue irão defender o jogador, enquanto a gangue rival irá reconhecer os jogadores e, consequentemente, atirar contra esse. Quando o mundo do jogo é explorado, jogadores podem exercer atividades como o mini-jogo vigilante, bombeiro, e trabalhar como taxista. A finalização dessas atividades dão ao jogador recompensas de acordo com o contexto; por exemplo, após completar as missões de vigilante, os jogadores ganharão um pick-up de suborno que sana um crime cometido.


O jogador faz o uso de ataques mêlée, armas de fogo, e explosivos para lutar contra os inimigos. As armas de fogo incluem uma Micro Uzi, um fuzil M16 e um lança-chamas. A perspectiva de três dimensões permite uma visão em primeira pessoa quando se está mirando com um sniper rifle, lança-foguetes, e a M16. Adicionalmente, o combate do jogo foi retrabalhado, de maneira que permite tiros em drive-by, enquanto o jogador estiver olhando para os lados dentro de um veículo. O jogador recebe uma grande quantidade de opções de armamento — essas podem ser compradas com negociantes, em lojas de armas, por vias de inimigos mortos, ou pela cidade.


Enredo


Durante um assalto em um banco de Liberty City, o ambicioso criminoso Claude é baleado e atingido por sua namorada e cúmplice Catalina (Cynthia Farrell). Apesar de ter sobrevivido ao tiro, é preso e sentenciado a dez anos de prisão. Enquanto é transportado em um camburão, Claude e outro preso, 8-Ball (Guru) são inadvertidamente libertados após um ataque contra a policia, e conseguem escapar para um esconderijo. 8-Ball posteriormente apresenta Claude para a mafiosa Família Leone; o dono do Sex Club 7, Luigi Goterelli (Joe Pantoliano), o Don Salvatore Leone (Frank Vincent), o Capo Toni Cipriani (Michael Madsen), e o filho do Don, Joey Leone (Michael Rapaport).[17] Enquanto trabalha para a família, Claude percebe estar lutando contra os Colombianos, que estão sendo liderados por Catalina na produção de uma nova droga. Entrementes, a esposa trophy wife de Salvatore, Maria (Debi Mazar) começa a gostar de Claude. A paranoia de Salvatore aumenta e faz com que ele traia Claude o levando até uma armadilha, mas Maria consegue contatar este e o salva, com os dois conseguindo escapar a tempo.


Claude então começa a trabalhar para a Yakuza e sua líder Asuka Kasen (Lianna Pai), uma amiga próxima de Maria, que pede para que Claude mate Salvatore e concretize sua vingança. Isso corta todos os laços de Claude com a Família Leone, que então ficam contra ele. Os trabalhos que Claude faz permite que ele trabalhe com outros criminosos, como para um policial corrupto, Ray Machowski (Robert Loggia), um inimigo do Cartel. Claude posteriormente o salva da Internal Affairs e da CIA, ajudando-o a fugir para Vice City. Claude também acaba conhecendo o carismático magnata Donald Love (Kyle MacLachlan), que mantem poder sobre uma grande mídia. Em um esforço para iniciar uma guerra entre a Yakuza e o Cartel, Claude e Love organizam a morte do irmão de Asuka, Kenji Kasen (Les Mau), culpando o Cartel. Posteriormente, Love pede para Claude resgatar um homem que foi sequestrado pelo Cartel em uma mesma van que Claude estava. Durante a missão, Claude finalmente confronta Catalina, que por pouco consegue escapar. Asuka captura o parceiro de Catalina, Miguel (Al Espinosa), acreditando que ele tenha conhecimento da morte de seu irmão.


Com a guerra do Cartel se intensificando, Asuka e Maria entendem a história de Claude com Catalina, e pedem que ele ataque muitas das operações do Cartel. Em determinado momento, suas ações chamam a atenção de Catalina. Como resultado, o Cartel sequestra Maria, mata Asuka e Miguel, e pede que Claude pague $ 500,000 para o resgate em troca de Maria. Quando Claude confronta Catalina, ela tenta matá-lo, mas Claude escapa. Em uma tentativa de combate, Catalina tenta fugir em um helicóptero e faz sua última tentativa de tirar a vida de Claude. Após matar os membros do Cartel e resgatar Maria, Claude derruba o helicóptero, finalmente matando Catalina. Enquanto os dois saem do local, Maria reclama com Claude sobre o sequestro e sobre o estado de sua roupa e unhas. Precedendo os créditos, um disparo é ouvido, e a voz de Maria é silenciada.

Desenvolvimento


A equipe principal de desenvolvimento de Grand Theft Auto III consistia em cerca de vinte e três pessoas na DMA Design, em Edimburgo, trabalhando com cautela com a publicadora Rockstar Games, esta última situada na cidade de Nova Iorque. No começo de 2001, a equipe já havia feito a cidade, carros, e algumas das armas. Um modo multiplayer online foi inicialmente planejado para o jogo, mas foi posteriormente eliminado devido à algumas limitações. O produtor Leslie Benzies descreveu Grand Theft Auto III como um "jogo simulador de crime". Quando estava sendo feita a adaptação para o Microsoft Windows, a equipe atrasou um pouco em comparação com o lançamento da versão para PlayStation 2, com o objetivo de garantir qualidade, citando os problemas de outrora com as adaptações anteriores dos jogos da série Grand Theft Auto.

Recepção


Lançamento inicial


Grand Theft Auto III foi lançado com aclamação da crítica especializada. O Metacritic calculou uma pontuação estatística de 97/100, indicando "aclamação mundial", baseando-se em 56 análises. É o sexto jogo com melhor avaliação no Metacritic, competindo com um número de outros. Os críticos gostaram do som do jogo, jogabilidade, e design de mundo aberto, embora houveram críticas para com o controle. Tom Bramwell da Eurogamer chamou Grand Theft Auto III de "delicioso" e "extremamente épico", com a Official PlayStation Magazine o chamou de o jogo mais "inovador, bizarro, e brilhante".[65] Jeff Gerstmann da GameSpot descreveu o jogo como "uma incrível experiência que ninguém poderia perder"; Doug Perry da IGN o chamou de "um dos melhores títulos do ano, do PlayStation 2, e de qualquer console".

Muitos críticos sentiram que os gráficos tridimensionais foram uma ótima mudança do bidimensionais presente nos jogos anteriores da série. Gerstmannelogiou, em particular, o modelo dos personagens e dos veículos, e a qualidade de textura de toda a cidade. Andrei Alupului da GameSpy sentiu que os gráficos são "realmente muito impressionantes", afirmando que os modelos dos carros estão "muito melhorados" que aqueles do Midnight Club. Bramwellconsiderou os gráficos "geralmente prazerosos de se olhar", mas considerou inferior ao de jogos como Gran Turismo 3 e Ico. Justin Leeper da Game Informer descreveu o mundo do jogo como "incrível em escopo e detalhe", e Perry considerou ser "na escala do que é realmente verdadeiramente épico". Ben Silverman da Game Revolution chamou a cidade de uma "maravilha tecnológica ... que captura a essência de uma cidade sombria com incrível detalhe".

Perry considerou o som do jogo como "inacreditável, desenvolvido meticulosamente", elogiando a trilha sonora, dublagem, design de som, e afirmando que foi "realmente moldado como se tivesse sido feito para um filme". Bramwell compartilhou observações semelhantes, descrevendo a cidade os sons da cidade como "perfeitos" e a trilha sonora como "monstruosa". O som foi descrito como "incrível" por Gerstmann e por Silverman; a 1UP.com apreciou a sutileza das estações de rádio do jogo. Scot Alan Marriott da AllGame citou a música como a "verdadeira estrela" do jogo.


Críticos consideraram o estilo das missões do jogo como uma mudança bem-vinda se comparada com aquelas das versões anteriores do game. A 1UP.com descreveu as missões como "incrivelmente criativas", enquanto a GamesMaster gostou da diversidade. Perry similarmente apreciou a variedade da escala das missões, e elogiou a quantidade de missões secundárias disponíveis. Alupului descreveu a história do jogo como "bem orientada" e "coerente", contendo elementos parecidos com os de um filme sobre máfia. Gerstmann da GameSpot sentiu que as missões são divertidas e desafiadoras, mas assinalou que explorar o mundo do jogo também oferece "uma ótima diversão" para os jogadores.


As reações em relação ao controle do jogo foram mistas. Alupului achou o controle do jogo "ótimos", tanto dirigindo ou à pé. Silverman identificou os problemas de controle como a única falha do jogo, embora tenha elogiado a agilidade das mecânicas no veículo. Matt Helgeson da Game Informer igualmente descreveu a condução no veículo como "ótima", mas assinalou o combate como "desajeitado". A GamePro afirmou que o controle no veículo é simples de ser manuseado. A revista Edge descreveu o sistema de combate do jogo como "um estranho sistema que frusta a jogabilidade." 1UP notou as falhas no sistema de mira, explicando que "a mira frequentemente foca no cara errado.

Vendas


Grand Theft Auto III foi o jogo mais vendido de 2001 nos Estados Unidos, vendendo mais de dois milhões de unidades até Fevereiro de 2002. O jogo foi também o segundo melhor best-selling de 2002, perdendo apenas para sua própria sequela. O estoque da Take-Two aumentou de forma considerável após o lançamento do jogo, e o jogo foi incluso na seleção Greatest Hits do PlayStation. Nos Estados Unidos, o jogo vendeu 5.35 milhões de unidades até Junho de 2004, e 6.55 milhões de unidades nos Estados Unidos até Dezembro de 2007. No Japão, Grand Theft Auto III vendeu cerca de 120,000 cópias em sua primeira semana, e mais de 350,000 cópias em Janeiro de 2008. O jogo recebeu um prêmio "Diamante" no Reino Unido, indicando mais de um milhão de vendas; foi o primeiro jogo a alcançar essa meta na região. Até Março de 2008, o jogo vendeu 14.5 milhões de unidades no mundo todo.



Prêmios



Grand Theft Auto III recebeu várias nomeações e recompensas da mídia de jogos eletrônicos. Recebeu o prêmio de Jogo do Ano na Game Developers Choice Awards, da GameSpot, e da GameSpy. Foi citado como o melhor jogo do PlayStation 2 pela Game Revolution, GameSpot, GameSpy e IGN. Também recebeu o título de Melhor Jogo de Ação da Game Revolution, GameSpot, e IGN, e de o Mais Inovador da GameSpot, tal como Excelência em Design de Jogo na Game Developers Choice Awards. GameSpy também deu o prêmio de Mais Ofensivo, Melhor Uso de Rádio, e recebeu um empate em Melhor Inteligência Artificial.

Adaptações e remasterizações




Grand Theft Auto III foi lançado em 21 de Maio de 2002 para o Microsoft Windows, suportando maiores resoluções de tela e melhor visualização de objetos distantes, tendo também texturas mais detalhadas. O jogo foi planejado para ser lançado para o Xbox e GameCube, embora tenha sido cancelado para este último. Seu lançamento para o Xbox ocorreu em Dezembro de 2003, fazendo parte de uma compilação intitulada de Grand Theft Auto: Double Pack, tendo também seu sucessor, Grand Theft Auto: Vice City. A adaptação para Xbox possui um sistema de rádio customizado - tal como na versão para Microsoft Windows , áudio melhorado, modelos com melhores polígonos, e reflexão em relação às adaptações anteriores. O Double Pack foi posteriormente transformado numa versão com o Grand Theft Auto: San Andreas, intitulada de Grand Theft Auto: Trilogy, lançado em Outubro de 2005. The Trilogy foi também lançado para o OS X em 12 de Novembro de 2010. Para o aniversário de dez anos do jogo, o War Drum Studios adaptou Grand Theft Auto III para os dispositivos Android e iOS, realizando o lançamento em Dezembro de 2011. A adaptação é quase idêntica se comparada com a versão para Windows do jogo, adicionando texturas e modelos melhores, e controles touchscreen. Uma versão para PlayStation 3 de Grand Theft Auto III foi lançada em 25 de Setembro de 2012 via PlayStation Network. A versão original para PlayStation 2 foi lançada para PlayStation 4 em 5 de Dezembro de 2015.



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